Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (1477 votos)

ONLINE
1


Partilhe esta Página

Publicidades:
Venha investir em Bitcoin e tenha 

uma renda extra.


AimBTC

 

 

 

 

AS MAIS BELAS IMAGENS DA AMAZÔNIA


COBRAS PEÇONHENTAS DO BRASIL
COBRAS PEÇONHENTAS DO BRASIL

COBRAS PEÇONHENTAS DO BRASIL

 

Existem no Brasil setenta espécie de cobras peçonhentas, pertencentes a dois grupos: o dos crotalíneos  e o dos elapíneos. No grupo dos crotalíneos estão os gêneros Bothrops, Crotalus e Lachesis, e no dos elapíneos, o Micrurus.

 

As cobras do gênero Bothrops são responsáveis por 88% dos casos de acidentes com cobras peçonhentas no Brasil. Esses gêneros integra mais de trinta espécie, que recebem nomes populares muito variados: jararaca, jararacuçu, caiçara, urutu, cruzeira, cotiara, surucucurana, boca-de-sapo, jararaca-pintada, que vivem normalmente no solo. Além das espécies que sobem em árvores, conhecidas como cobra-papagaio (Amazonas), jararaca-cinzenta (fronteira Brasil – Venezuela) e jararaca-ilhoa (ilha da Queimada Grande, em São Paulo; é uma exceção entre os répteis, por ser hermafrodita).

 

O veneno das jararacas provoca inchaço, calor, sangramento, bolhas e gangrena no local da picada.


(JARARACA - Bothrops jararaca)

No gênero Crotalus, existe apenas uma espécie, a Crotalus durissus, responsável por 8% dos acidentes. Essa cobra vive em campos abertos, cerrados e pastos. Possui um guizo ou chocalho na extremidade da cauda. Seu nome popular mais conhecido é cascavel, mas existem outros dois: maracambóia e boicininga. O veneno da cascavel tem ação neurotóxica, coagulante e mitóxica.


(CASCAVEL - Crotalus durissus)

No gênero Lachesis, também existe apenas uma espécie, a Lachesis muta, responsável por cerca de 3% dos acidentes. Essa cobra vive na floresta amazônica e na mata atlântica, chegando a medir 4,5 metros de comprimento. É a maior das cobras peçonhentas. Seus nomes vulgares são: surucucu, pico-de-jaca, surucutinga, surucucu-de-fogo. Seu veneno tem ação proteolítica, coagulante, hemorrágica e neurotóxica.


(SURUCUCU - Lachesis muta)

No gênero Micrurus, existem mais de trinta espécies, a maioria vivendo em florestas e proximidades de rios. São responsáveis por cerca de 1% dos acidentes. Elas são conhecidas por cobra-coral ou boicorá. Seu veneno é neurotóxico. As cobras corais diferem das demais cobras peçonhentas por não possuírem fosseta loreal e por terem a cabeça arredondada.


(CORAL - Micrurus corallinus)

 


Clique abaixo e veja como prevenir                                  PRIMEIROS SOCORROS

acidentes com cobras                                                em caso de acidentes com cobras