Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (1477 votos)

ONLINE
1


Partilhe esta Página

Publicidades:
Venha investir em Bitcoin e tenha 

uma renda extra.


AimBTC

 

 

 

 

AS MAIS BELAS IMAGENS DA AMAZÔNIA


Doenças nos Seres Humanos
Doenças nos Seres Humanos

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

 

DOENÇAS POR VÍRUS

 

 



CLIQUE NA IMAGEM AO LADO E VEJA AS PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS






 

VÍRUS: CARACTERÍSTICAS GERAIS

 

Você já sabe que os vírus são seres que não possuem estrutura celular e que sua atividade vital somente se manifesta quando eles estão dentro de uma célula hospedeira. São, portanto, parasitas intracelulares.

 

Os vírus são menores que as menores bactérias conhecidas. Os bacteriófagos, por exemplo, que são os vírus parasitas de bactérias, medem cerca de cem nanometros em sua dimensão maior.

 

Tão pequenos assim, os vírus só podem ser observados com auxílio de microscópios eletrônicos.

 

Entre os menores vírus conhecidos estão o vírus da febre aftosa (10 nm) e o cau­sador da poliomielite (28 nm). Um dos maiores vírus é o da varíola, com aproximada­mente 300 nm em sua dimensão maior.

 

Os vírus só podem ser visualizados com o auxílio de microscópios eletrônicos, como o mostrado na fotografia. Nos esquemas, exemplos de vírus. Se fosse possível enxergá-los a olho nu, seriam essas as proporções entre eles.

 

Do que são constituídos os vírus?

 

Os vírus são constituídos, basicamente, por ácido nucléico envolto por uma cápsula de proteínas, denominada capsídeo. O con­junto formado pelo capsídeo e o ácido nucléi­co constitui o nucleocapsídeo.

 

Em alguns vírus, o ácido nucléico é o DNA e em outros é o RNA, falando-se em vírus de DNA e vírus de RNA.

 

■     Nucleocapsídeo - capsídeo mais ácido
nucléico.

 

■ Capsídeo - cápsula formada por um
conjunto de proteínas.

 

Certos tipos de vírus são formados ape­nas pelo nucleocapsídeo, mas em outros existe um envelope (envoltório) que, assim, é a parte mais externa do vírus.

 

O envelope é formado por proteínas do vírus mergulhadas em uma camada dupla de lipídios derivada da membrana plasmática da célula que ele estava parasitando.

 

 Um vírus pode parasitar qualquer tipo de célula?

 

Cada vírus pode parasitar apenas determinados tipos de células e isso depende das proteínas que eles possuem. Assim, de acordo com os seres vivos que parasitam, podemos considerar quatro grupos de vírus: Os bacteriófagos são os vírus que infectam bactérias, enquanto os micófagos infectam fungos. No entanto, o fato de um vírus pertencer a um determinado grupo não significa que ele possa parasitar qualquer in­divíduo desse grupo. Assim, por exemplo, um vírus que parasite um determinado animal, pode ou não parasitar animais de outras espécies.